Pesquisa de Dicas e Ervas

Olá Amigos e Amigas, Bem vindo!!!

Blog desenvolvido para ajudar as pessoas a encontrarem a melhor erva para o seu problema de saúde.

As informações deste blog não pretendem substituir o médico e sim dar um alívio mais imediato ao paciente, evitar consultas por males insignificantes, diminuindo os gastos sociais e deixar os serviços médicos para os casos mais importantes. Serve também para orientar pacientes em locais carentes

Aproveite esta oportunidade e compartilhe com seus amigos.

segunda-feira, 2 de março de 2009

Algas Calcáreas


São algas frágeis, fósseis, de cor violeta avermelhada, colhidas de rochas no fundo do mar, ramificadas, de fronde calcária, com ramos de 2-3 milímetros de diâmetro. Em sua forma é muito variável e portanto existem dificuldades na identificação. São classificadas na divisão Rodophyta devido à coloração avermelhada que apresenta quando colhidas.

Nome Científico: Lithotamnium calcareum.

Nome Popular: Algas Calcáreas, em português; Maërl, na França e na Inglaterra.

Divisão: Rodophyta.

Parte Utilizada: Alga.

Princípios Ativos: Sais Minerais: Cálcio (33%); Magnésio (2,2%); Silício; Ferro; Alumínio; Potássio; Cloro e Enxofre.





Indicações e Ação Farmacológica: As Algas Calcáreas são indicadas nos casos de carência desses minerais. Podem ser utilizadas também nos casos de artrite, raquitismo, osteomalácia, osteoporose e como auxiliar no tratamento de fraturas.
O elevado índice de cálcio e magnésio encontrados nestas algas proporcionam as funções terapêuticas:
Cálcio: As concentrações de cálcio no sangue são pequenas em comparação com as dos ossos e dentes, e, apesar de estar associado com a estrutura esquelética, exercem funções distintas em outras partes do organismo. A função principal do cálcio, como também o fósforo, é a formação dos ossos e dentes. No esqueleto, os osteoblastos são os que formam as matrizes ósseas, nas quais o fosfato de cálcio é depositado.
Outra função importante do cálcio é a sua participação na coagulação sangüínea, que necessita de um nível normal de cálcio sangüíneo para formar o coágulo.
Exerce papel vital na contração e relaxamento muscular, que movimenta os processos bioquímicos que promovem a sua entrada na célula muscular. É também ativador de várias enzimas, como a adenosina trifosfatase, a qual libera energia para a contração muscular. A absorção de tiamina (vitamina B1) pela parede do intestino delgado também necessita de cálcio.
Existe uma correlação funcional entre o cálcio, potássio, sódio e magnésio necessária para a manutenção da normalidade metabólica. O equilíbrio cálcio/fósforo é importantíssimo e varia durante as fases da vida do indivíduo.
A Hipocalcemia é caracterizada por um nível sérico de cálcio abaixo de 4,5 mEq, sendo a causa principal a privação de cálcio e vitamina D, originadas de má absorção ou dietas inadequadas. Encontram-se sinais de tetania, parestesias, laringoespasmos, convulsões e principalmente hipersensibilidade muscular tônico-clônica.
Recomenda-se ao se fazer uso de Algas Calcáreas a ingestão de alimentos ricos em Vitamina D, pois esta é um regulador na homeostase do cálcio. Alimentos como fígado de porco, peixes, alface, couve, couve-flor, espinafre e repolho são ricos em Vitamina D.

Magnésio: O Magnésio atua como coenzima em todas as enzimas envolvidas na transferência de fosfato que utiliza o ATP, das fosfatases alcalinas que hidrogenam os ésteres fosfóricos (glicofosfórico, hexose monofosfórico, fosfocreatinina e mononucleotídeos), ativando também as fosforilases, atuando portanto, no metabolismo do fósforo e dos glicídios. É constituinte da carboxilase; as enzimas enolase, fosfoglicomutase e fosforilase são complexos de proteínas e magnésio. A síntese de proteínas, ácidos nucléicos e lipídios requer magnésio. Exerce papel importante na excitabilidade neuromuscular e na transmissão dos impulsos nervosos.
A deficiência de magnésio geralmente encontra-se juntamente com a deficiência de cálcio e potássio, porém esta relação não se acha claramente definida. As causas para esta deficiência são várias: insuficiência renal aguda e crônica, diabete, hiperaldosteronismo, hiperparatiroidismo com hipercalcemia, pancreatite, desnutrição protéico-calórica, nutrição enteral prolongada, uso de cisplatina, antibióticos nefrotóxicos, tais como gentamicina, anfotericina e furosemida ou uso e abuso de álcool. Sintomas como confusão mental, ataxia, tremor, mudanças na personalidade, anorexia, náuseas, vômitos, diarréia, dores abdominais, taquicardia, arritmia e alteração na pressão sangüínea são percebidos em uma deficiência de magnésio.
A absorção de cálcio e magnésio é prejudicada por uma dieta rica em ácidos graxos saturados e base de fibras.

Toxicidade/Contra-indicações: Não foram encontradas referências nas literaturas consultadas com relação aos efeitos tóxicos das Algas Calcáreas.
Não há contra-indicações.

Dosagem e Modo de Usar:
• Uso Interno:
- Pó: 1,5 g/dia, podendo haver a possibilidade de ser dividida em 2 a 3 doses.


Referências Bibliográficas:
• TESKE, M.; TRENTINI, A. M. Herbarium Compêndio de Fitoterapia.
Herbarium. Curitiba. 1994.

• FRANCO, G. Tabela de Composição Química dos Alimentos, 9ª edição, Atheneu,
São Paulo, 1992.

• Site: www.seaweed.ucg.ie

3 comentários:

Blogger do Mestry disse...

A Maravilha do Mar! Como foi chamada esta alga, por Terapeutas, e usuários deste suplemento alimentar,que alem de Carbonato de Cálcio +o Carbonato de Magnésio, segundo o espectrômetro,Nacional,foi constatado,presença de 31 Oligos elementos(minerais ), que, que comprovam a majestade, desta especie marinha .
A Pesquisa é Francesa, e o Brasil ainda Possui uma das grandes reservas Mundiais, E inclusive exporta .
Uma das Grande autoridades (mundiais ) o Professor Francês (brasileiro)DR Antoine Berberien, desenvolveu estudos e pesquisas , no Nosso território, destaques nas cidades de São Miguel do Gostoso,praia do rio Grande do Norte (com 36 mulheres ) a pedido do governo
E uma das suas ultimas atuações , com este MEGA suplemento nutricional,foi na Cidade de Ilheus (Bahia) no Bairro proletário (invasão ) de sem tetos, com meninos em fase de adolescência.
Mais indelismente, devido as tramitações burocráticas, e outras barreiras existentes este suplemento alimentar não tem entrada no mercado nacional .
E desde 1980, Esta alga é beneficiada, e vendida em algumas lojas de produtos naturais.
Porem sem nenhuma divulgação etc
E a quase unica utilização,(indevida) na (minha opinião)vendem para fazer acerto de solo para plantio de mudas .
Ou para superar em suade etc Gado de Corte , e Vacas leiteiras ...
Quando deveria está sendo utilizado na MERENDA ESCOLAR no Norte Nordeste. e prescrito pelos Médicos Geriatras , e Ginecologistas Na prevenção da osteopenia, osteoporose, e também repondo as percas cálcicas da fase do climatério, quando se perde metade da massa cálcica (óssea)
E Na Europa, e outros Países é comercializado, e divulgado, citamos aqui um site que comprova nossa edição vide :
htpp:// www.lessonia.com
Email info@lessonia.com
Eu uso este suplemento a 10 anos (
o que me livrou, de uma bursite e tendinite , e que acredito, ser o grande support de minha alimentação, permitindo que eu mesmo com "73 anos" seja ainda atuante em minha profissão de Viajante Comercial. a nível Brasil .
mestrybadahra@ig.com.br Vitoria ES

Blogger do Mestry disse...

Corrigindo meu e-mail :
mestrybadahra@gmail.com
no SKYPE mestry1601
Facebook: Marco Antônio Badaró Athayde

Blogger do Mestry disse...

Ainda falando sobre esta alga ( lithothanminium) No estado do Espirito santo,no Municio da Serra (grande Vitoria ) Atravez de uma das Maiores autoridades Mundiais , neste seguimento, um Cidadão Frances Brasileiro :Antoine Berberien ,conhecendo o potencial do Litoral Capixaba, incentivou Um entusiasta,e profissional do ramo Farmacêutico a beneficiar esta ALGA CALCAREA, onde foi Montada uma empresa,A (Iracema Coloide) só para industrializar e comercializar em capsula , na dosagem de 600 mg .
A Apresentação,em frascos com 60 capsulas, e tambem em pó, para o uso adicional a alimentos , ou cremes de uso topico etc .
L T H 400, nome comercial , com as 3 letras da maravilha do mar .
E produziu uma embalagem, mais simples, dirigida as pastorais da Saúde da Igreja Católica,e de baixo custo, que prescrito por Terapeutas Alcançou, Total aceitação e sucesso nos casos indicados, como Osteopenia osteoporose e prevenções, suplementação , onde se carece do cálcio + magnésio .
Lutou mais de 30 anos Para a liberação de Vendas a Nível Brasil , Para colocar o produto nas prateleiras .
José Roberto Almeida , Aficionado, por este Coral, deu o seu recado, oferecendo para todos, esta Mega opção, Para todos o L T H 400.
E Encerrou suas atividades no Mês passado quando faleceu .
Consseguio antes disso a satisfação de receber o Sinal verde da ANVISA, para seu maior objetivo .
Mestry Badahra
mestrybadahra@gmail.com