Pesquisa de Dicas e Ervas

Olá Amigos e Amigas, Bem vindo!!!

Blog desenvolvido para ajudar as pessoas a encontrarem a melhor erva para o seu problema de saúde.

As informações deste blog não pretendem substituir o médico e sim dar um alívio mais imediato ao paciente, evitar consultas por males insignificantes, diminuindo os gastos sociais e deixar os serviços médicos para os casos mais importantes. Serve também para orientar pacientes em locais carentes

Aproveite esta oportunidade e compartilhe com seus amigos.

terça-feira, 3 de março de 2009

Avenca Pequena


Seu nome botânico Adiantum, deriva do grego adiantos = não molhado, devido ao fato das folhas permanecerem secas quando mergulhadas em água ou quando as gotas de chuva rolam sobre elas sem as molhar.
A Pharmacopeia dos Estados Unidos do Brasil 1ª Edição (1926) descreve a parte utilizada como sendo a fronde, que consiste da folhagem e ramo da Avenca: “ Estas frondes, que medem de 15 a 20 cm de comprimento, têm o pecíolo principal ou espique delgado, liso, de cor avermelhada escura, lustroso, dividido em pecíolos secundários em que se prendem, por meio de pequenos pecíolos capilares; as pínulas cuneiformes, glabras, de cor verde, delgadas, denteadas nas margens e percorridas por numerosas nervuras. O prolongamento do pecíolo divide a pínula em duas partes mais ou menos iguais. Os soros são marginais e recobertos pelo lobo terminal recurvado para baixo.
Seu cheiro é fraco, menos aromático do que o da avenca do Canadá; o sabor é adocicado, um pouco acerbo.”

Nome Científico: Adiantum capillus-veneris L. Sinonímia: Adiantum africanum R.Br.; Adiantum capillaceum Dulac; Adiantum cuneifolium Stokes; Adiantum emarginatum (Willd.) Bory; Adiantum coriandrifolium Lam.; Adiantum foliis coriandri Bauh.; Adiantum fontanum Salisb.; Adiantum levingei Bak.; Adiantum maderense Lowe; Adiantum moritzianum Link; Adiantum pseudo-capillus Fée; Adiantum repandum Tausch; Adiantum tenerum L.v.Buch; Adiantum trifidum Willd. et Fée et Bonpl.; Adiantum visianii Schloss. et Vuk.; Adiantum wattii Bak.

Nome Popular: Avenca Pequena, Avenca, Cabelo de Vênus, Avenca Comum e Capilária de Montepellier, em português; Frauenhaar e Venushaar, na Alemanha; Adianto, Capilera, Culantrillo e Culantrillo de Pozo, em espanhol; Capillaire, Capillaire de Montepellier, Capillaire Vrai e Cheveux de Vénus, na França; Venus-hair, na Holanda; Maidenhair-fern, Maidenhair, Rock Fern, Hair of Venus, Five Finger Venus e Venus Hair, em inglês; Capelvenere e Felce Quercina, na Itália.

Denominação Homeopática: ADIANTUM CAPILLUS VENERIS.

Família Botânica: Polypodiaceae.

Parte Utilizada: Frondes (folhagem e ramo).

Princípios Ativos: Ácidos Gálico e Tânico; Princípios Amargos; Goma; traços de Óleo Essencial; abundante em Mucilagens; Flavonóides.




Indicações e Ações Farmacológicas: É indicada nas afecções do trato respiratório: faringites, bronquites, catarros e asma; nas afecções do trato urinário: cistite e ureterite; na amenorréa e dismenorréia; na má digestão. Topicamente é aplicada nas dermatites, estomatites, gengivites, parodontopatias, vulvovaginites e distrofia da mucosa vulvovaginal. Alguns livros citam sua aplicação sobre os cabelos, promovendo ação anti-queda.
Pela abundância em mucilagens que esta espécie apresenta, é um excelente demulcente, com ação antiinflamatória, béquica, mucolítica e expectorante. Protegem a pele delicada, mucosas inflamadas e vias respiratória e digestiva.
Os taninos proporcionam atividade adstringente e formadora de revestimentos protetores.
Os princípios amargos atuam estimulando as secreções gástricas, além de atuar sobre distúrbios menstruais.

Toxicidade/Contra-indicações: Não há referências nas literaturas consultadas.

Dosagem e Modo de Usar:
• Uso Interno:
- Infusão: Uma colher de sobremesa por xícara. Infundir durante 20-30 minutos e tomar três xícaras ao dia depois das refeições;
- Extrato Fluido (1:1): 30-50 gota, duas ou três vezes ao dia;
- Xarope (contendo 15% do extrato fluido): 30 a 60 gramas por dia. Especialmente indicado para crianças;
- Tintura (1:10): 50-100 gotas uma a três vezes ao dia.

• Uso Externa:
- Extrato Glicólico: Em loções capilares e shampoos anti-queda: 2-5%.

Referências Bibliográficas:
• PR VADEMECUM DE PRECRIPCIÓN DE PLANTAS MEDICINALES. 3ª
edição. 1998.

• TESKE, M.; TRENTINI, A. M. Herbarium Compêndio de Fitoterapia.
Herbarium. Curitiba. 1994.

• Segredos e Virtudes das Plantas Medicinais. Reader’s Digest do Brasil. 1ª edição.
1999.

• ALBINO, R. Pharmacopéia dos Estados Unidos do Brasil. 1ª edição. 1926

• SOARES, A. D. Dicionário de Medicamentos Homeopáticos. 1ª edição. Santos
Livraria Editora. 2000.

Um comentário:

Unknown disse...

boa noite meu amigosja comesarao a intereçar por por suas postagem
gostei do que esta planta significa vou comprar manipulada com a reçeita feita pela a vou pedir permiçao a ela para lhe dar seu nome vou mandar pelo o meu façebook estamos com voçe doutor