Pesquisa de Dicas e Ervas

Olá Amigos e Amigas, Bem vindo!!!

Blog desenvolvido para ajudar as pessoas a encontrarem a melhor erva para o seu problema de saúde.

As informações deste blog não pretendem substituir o médico e sim dar um alívio mais imediato ao paciente, evitar consultas por males insignificantes, diminuindo os gastos sociais e deixar os serviços médicos para os casos mais importantes. Serve também para orientar pacientes em locais carentes

Aproveite esta oportunidade e compartilhe com seus amigos.

terça-feira, 3 de março de 2009

Bálsamo do Peru



O Bálsamo do Peru é uma óleo-resina extraída pela incisão ou queimadura da superfície das cascas do tronco da espécie Myroxylon peruiferum L.f., constituindo-se de um líquido xaroposo, límpido, de coloração pardo-negra, parecendo por transparência em analise por camada delgada, com odor agradável e aromático, lembrando a baunilha e o benjoim, além de apresentar um sabor amargo e acre. Não solidifica ao contato com ar, nem por longo repouso e nem pelo calor. Quanto a solubilidade, é quase insolúvel na água e é dissolvido em qualquer proporção no álcool absoluto, clorofórmio e ácido acético glacial; é dissolvido de forma parcial no éter de petróleo, éter etílico e no sulfureto de carbono e não é miscível com os óleos fixos. Além disso, se agitarmos a água com o Bálsamo de Peru, ocorre uma reação ácida ao papel de tornassol.
Esta espécie pela qual se retira é uma árvore que mede de 4-20 metros de altura, possuindo casca cinzenta-clara ou pardo-amarelada, íntegra e rugosa.
Não se deve confundir o Bálsamo de Peru com o Bálsamo de Tolú, o qual é uma óleo-resina retirada por incisões praticadas nas cascas do tronco da espécie Toluifera balsamum L.var. genuina Baillon, com sinonímias: Myroxylon toluiferum H.B.K.; Myrospermum punctatum Walp.; Myrospermum toluiferum DC.; Myroxylon puntatum Klotz.; Toluifera punctata Baill., diferenciando-se por propriedades físico-químicas.

Nome Científico: Myroxylon peruiferum L.f. Sinonímia: Myroxylon balsamum (L.) Harms. var. pereirae (Royle) Baill.; Myrospermum erythoxylon Fr. All.; Myrospermum pedicellatum Lam.; Myrospermum peruiferum DC.; Myrospermum abruptifolium Stokes; Toluifera balsamum L. var. pereirae (Royle) Baill.; Toluifera erythroxyla H.Karst.; Toluifera peruifera Baill.; Toluifera peruifera Taub.

Nome Popular: Bálsamo do Peru, Bálsamo Caboriba, Caboreíba Vermelha, Caboriba, Cabreúva, Cabreúva Vermelha, Óleo Bálsamo, Pau de Bálsamo, Pau de Incenso, Pau Vermelho, Pua e Sangue de Gato, em português; Bálsamo del Peru e Quinoquino, em espanhol; Balsam of Peru, Peruvian Balsam e Balsam Tree, em inglês.

Denominação Homeopática: BALSAMUM PERUVIANUM.

Família Botânica: Leguminosae – Papilionoideae.

Parte Utilizada: Óleo-resina.

Princípios Ativos: Resina (25-30%): cinameína, formada principalmente por cinamato de benzila e menor proporção por benzoato junto com ésteres (cinamato de cinamilo ou estiracina, cinamato e benzoato de peruresinotanol); Óleo Essencial.

Indicações e Ações Farmacológicas: Esta óleo-resina é indicada nas feridas, úlceras dérmicas, queimaduras, dermatomicoses, sarna , febres, resfriados, bronquite e inflamação dos lábios e faringe. É também empregado para aromatizar chocolate como sucedâneo da baunilha e na perfumaria, onde os perfumes adotam notas balsâmicas e vaniladas.
São atribuídas as ações farmacológicas como cicatrizante, antiinflamatório, analgésico, anti-séptico, bactericida, fungicida, parasiticida e expectorante.
Quanto em contato com a derme comporta-se como rubefasciente, dermoprotetor, anti-séptico, escabicida e vulnerário, sendo aplicado sob a forma de soluções alcoólicas. Também são preparados supositórios para os casos de hemorróidas (Peris J. et al., 1995; Orellana de Nieto L., 1996; Coussio J. et al., 1996).

Toxicidade/Contra-indicações: É irritante das mucosas quando administrado por via oral, recomendando-se assim o uso tópico. Porém até mesmo o uso tópico pode originar uma dermatite de contato, sendo o ácido benzóico o componente tóxico majoritário.

Dosagem e Modo de Usar:
• Uso Tópico:
- Tintura, soluções, pomadas emulsões.

Referências Bibliográficas:
• PR VADEMECUM DE PRECRIPCIÓN DE PLANTAS MEDICINALES. 3ª edição. 1998.

• ALBINO, R. Pharmacopeia dos Estados Unidos do Brasil. 1ª edição. 1926.

• CORRÊA, M. P. Dicionário das Plantas Úteis do Brasil. IBDF. 1984.

• COSTA, A. F. Farmacognosia. Lisboa. Fundação Gulbenkian Calouste
1994.

• ALONSO, J. R. Tratado de Fitomedicina. 1ª edição. Isis Ediciones. Buenos
Aires. 1998 (obra que cita as referências mostradas nos itens Indicações e Ações
Farmacológicas/ Toxicidade e Contra-indicações).

• SOARES, A. D. Dicionário de Medicamentos Homeopáticos. 1ª edição. Santos
Livraria Editora. 2000.

• PDR for Herbal Medicines. 1st editon. Medical Economics. 1998.

• HERNANDEZ, M.; MERCIER-FRESNEL, M.M. Manual de Cosmetologia, 3ª
edição.

7 comentários:

Elisângela disse...

Muito interessante esse blog...PARABÈNS!!!! Me iluminou em muitos aspectos..VALEU!!!!

Anônimo disse...

Descobri recentemente que tenho alergia ao balsamo do peru e admito estar ainda meio desnorteada sobre o assunto principalmente no quesito de quais produtos não usar. Peço me contatem quem tiver respostas que possam me direcionar ou alguém sofra do mesmo mal para dividir as angustias comigo!!! Risos.
jeessy_silva@hotmail.com

LuFalçasca disse...

Fiz uns testes alérgicos e descobri que sou alérgica ( e muito) ao Bálsamo do Peru. Estou confusa quanto a lista que o médico me deu...são vários componentes; desde perfume, cosmésticos, sabonetes,tinturas, etc, etc.
A minha dúvida é a seguinte: nem todos os produtos trazem o nome do bálsamo do perú, então, como descobrir?
Por favor me ajudem com alguma resposta (direta), kkk
Obrigada
Luzia Falasca
lufalasca2010@hotmail.com

Unknown disse...

Ou seja .. evitar td q tenha Acido benzóico, benzeno, benzoato, cinamal, cinamato e suas variações :/

Unknown disse...

sou extremamente alergica a todos os produtos e remedio com balsámo do Peu ,infelizmente tudo tem este componentes ,sofro de ulcera varicosa e não poso com muito sremedios e tb estou sofrendo com dores pois não posso fazer uso ,não sei mais a quem recorrer ,se alguem souber me de uma luz obrigada !

Unknown disse...

Também descobri alergia a pouco tempo e não estou conseguindo achar essa substância em nada que faço uso

Unknown disse...

Também tenho a mesma alergia- balsamo de peru. Tem alguma marca específica de tintura de cabelo livre dessa substância?