Pesquisa de Dicas e Ervas

Olá Amigos e Amigas, Bem vindo!!!

Blog desenvolvido para ajudar as pessoas a encontrarem a melhor erva para o seu problema de saúde.

As informações deste blog não pretendem substituir o médico e sim dar um alívio mais imediato ao paciente, evitar consultas por males insignificantes, diminuindo os gastos sociais e deixar os serviços médicos para os casos mais importantes. Serve também para orientar pacientes em locais carentes

Aproveite esta oportunidade e compartilhe com seus amigos.

terça-feira, 3 de março de 2009

Bellis



Bellis ou Bela Margarida, é uma erva, muito cultivada em jardins do mundo inteiro, apresentando numerosas variedades. É perene, de caule subterrâneo, com folhas em forma de roseta basal, pecioladas, largas, espatuladas, pouco e largamente serreadas e com pêlos curtos. As flores são amarelas e branco-rosadas, dispostas em capítulos solitários, com receptáculo cônico com as flores tubulosas amarelas e rodeadas por lígulas brancas ou cor-de-rosa e invólucro com brácteas ovado-oblongas e bisseriadas. O fruto é um aquênio oval, seco e isento de papilho.
Aparentemente a Bela Margarida apresenta aspecto frágil e pequeno porte, porém esta espécie consegue resistir facilmente a frios intensos, chegando até a 17º C negativos.

Nome Científico: Bellis perennis L. Sinonímia: Bellis alpina Hegetschw.; Bellis hortensis Mill.; Bellis hybrida Ten.; Bellis integrifolia DC.; Bellis scaposa Gilib.

Nome Popular: Bellis, Bela Margarida, Margarida, Margaridinha, Bonina, Mãe de Família e Pequena Margarida, em português; Maslieben e Tausendschon, na Alemanha; Maya, Bellorita, Chiribita, Coquetas, Mancerina, Margarita, Margarita Inglesa, margarita Menor, Pascueta e Vellorita, em espanhol; Fleur de Pâques, Margueritelle, Mère de Famille, Pârequette, Pârequette Vivace, Petite Marguerite e Plaquete, na França; Daisy, English Daisy, Garden Daisy e Hen and Chickens, em inglês; Balsamina, Bellide dei Pratti, Margherita, Margheritina, Patrolina e Primo Fiore, na Itália.

Denominação Homeopática: BELLIS PERENNIS.

Família Botânica: Asteraceae (Compositae).

Parte Utilizada: Flor.

Princípios Ativos: Saponinas: bellisaponosídeo e virgaureasaponosídeo; Taninos; Resina; Mucilagens; traços de Óleo Essencial; Antocianosídeos: cianina 3-malonilglucoronilglicosídeo; Ácidos Orgânicos; Princípios Amargos; Esteróide: beta-sitosterol.


Indicações e Ações Farmacológicas: Na Fitoterapia é indicado nas afecções respiratórias: gripe, resfriados e bronquites; no reumatismo e edemas. Topicamente é aplicado sobre feridas, furúnculos e ulcerações dérmicas.
Apresenta ação antitusígena, expectorante, diurética, sudorífica e cicatrizante.
Em Homeopatia é um remédio semelhante à Arnica, indicado na fadiga e estase sangüínea, congestão venosa, sensações dolorosas do quadris e do abdômen, vertigens e cefaléias, além de ser muito para torceduras, dentre outras aplicações.

Toxicidade/Contra-indicações: É contra-indicado o uso na presença de gastrite e úlceras gastroduodenais.

Dosagem e Modo de Usar:
• Infusão: Uma colher de sobremesa por xícara, duas a três vezes ao dia, depois das refeições;
• Homeopatia: T.M. à 3.ª. Uso Externo: traumatismos, feridas e verrugas.

Referências Bibliográficas:
• PR VADEMECUM DE PRECRIPCIÓN DE PLANTAS MEDICINALES. 3ª edição. 1998.

• SOARES, A. D. Dicionário de Medicamentos Homeopáticos. 1ª edição. Santos
Livraria Editora. 2000.

• CAIRO, N. Guia de Medicina Homeopática. 21ª edição. Livraria Teixeira. 1983.

• Segredos e Virtudes das Plantas Medicinais. Reader’s Digest do Brasil. 1ª edição.
1999.

• PDR for Herbal Medicines. 1st editon. Medical Economics. 1998.

• CORRÊA, M. P. Dicionário das Plantas Úteis do Brasil. IBDF. 1984.

Nenhum comentário: