Pesquisa personalizada

Olá Amigos e Amigas, Bem vindo!!!

A idéia deste Blog é com o intuito de fornecer informações sobre Ervas e Insumos em geral.

Através de um estudo arduo e minuncioso, conseguimos trazer para vocês informações sobre cada Erva para auxilio de estudo e orientação quanto ao uso.

Vale salientar que todas as Ervas publicadas neste Blog são de fontes verdadeiras. Essas são encontradas sempre ao final de cada texto.

Espero que este Blog seja útil para todos vocês e se possível divulguem para que possamos trocar idéias a respeito dessas maravilhas que a Natureza nos oferece de graça.

Voltem sempre, pois estaremos semanalmente atualizando este Blog com outras Ervas.

Para encontrar a sua erva preferida, clique nas datas ao lado e boa leitura!!!

Abraços,

terça-feira, 10 de março de 2009

Ceanotus

O Ceanotus é um pequeno arbusto decíduo, medindo entre 40 e 100 centímetros de altura com ramos púrpura-esverdeados. As folhas são alternas, medindo de 3 a 10 centímetros por 1,5 a 5 centímetros de largura, ovadas ou oblongo-ovadas, arredondadas na base. A face superior é glabra e a face inferior é densamente cinza e pubescente. A raiz é robusta, lenhosa, marrom escura, estriada ou finamente enrugada longitudinalmente. As inflorescências crescem nas axilas das folhas superiores e possuem longos pedúnculos, sendo as flores brancas. O fruto é uma cápsula globosa de aproximadamente 7 milímetros.
É uma espécie nativa dos Estados Unidos, sendo encontrada no Texas, leste da Flórida e sul do Arkansas.

Nome Científico: Ceanothus americanus L. Sinonímia: Ceanothus decumbens Hort. ex Steud.; Ceanothus dillenianus Hort. ex C. Koch; Ceanothus intermedius Pursh; Ceanothus levigatus Raf.; Ceanothus macrocarpus Hort. ex Steud; Ceanothus macrophyllus Desf.; Ceanothus officinalis Raf.; Ceanothus perennis Pursh; Ceanothus pitcheri Pickern ex Torr. et Gray; Ceanothus procumbens Hort. ex C.Koch; Ceanothus reclinatus Bosc ex Steud.; Ceanothus sanguineus Nutt.; Ceanothus tardiflorus Hornem.; Ceanothus trinervus Moench; Ceanothus virgatus Raf.

Nome Popular: Ceanotus, Ceanoto e Chá de Nova Jersey, em português; Seckelblumen Wurzel, na Alemanha; Ceanoto, Ceanoto de América e Te de Nueva Jersey, em espanhol; Céanothe d’Amerique e Thé de Jersey, na França; New Jersey Tea, Red Root, Red-Rod-Bark Tree, em inglês.

Denominação Homeopática: CEANOTHUS.

Família Botânica: Rhamnaceae.

Parte Utilizada: Folha e casca da raiz.

Princípios Ativos: Alcalóides Ciclopeptídicos: peptinas cíclicas; Triterpenos: incluindo ácido ceanothusico e ácido ceanotênico.

Indicações e Ações Farmacológicas: Em Homeopatia é específico das moléstias do baço, com dor nas costelas, à esquerda do ventre, e um pouco de falta de ar. Indica-se também na esplenite aguda ou crônica; na hipertrofia esplênica correspondente às cirroses do fígado; na bronquite crônica, com profuso catarro.

Toxicidade/Contra-indicações: Não há referências nas literaturas consultadas.

Dosagem e Modo de Usar:
Homeopatia: Tintura-mãe e 1.ª.

Referências Bibliográficas:
• SOARES, A. D. Dicionário de Medicamentos Homeopáticos. 1ª edição. Santos
Livraria Editora. 2000.

• CAIRO, N. Guia de Medicina Homeopática. 21ª edição. Livraria Teixeira. 1983.

• PDR for Herbal Medicines. 1st editon. Medical Economics. 1998.

Um comentário:

bica_bia disse...

Muito interessante, tenho comprovaçoes em exames laboratoriais que o uso somente de ceanotus em potencias baixas diminuiu o tamanho de um nodulo no baço em um animal. Sou farmaceutica e estou fazendo especialização em homeopatia, onde minha monografia sera a respeito do Ceanothus e vou ilustrar esse caso como exemplo. Um grande abraço