Pesquisa personalizada

Olá Amigos e Amigas, Bem vindo!!!

A idéia deste Blog é com o intuito de fornecer informações sobre Ervas e Insumos em geral.

Através de um estudo arduo e minuncioso, conseguimos trazer para vocês informações sobre cada Erva para auxilio de estudo e orientação quanto ao uso.

Vale salientar que todas as Ervas publicadas neste Blog são de fontes verdadeiras. Essas são encontradas sempre ao final de cada texto.

Espero que este Blog seja útil para todos vocês e se possível divulguem para que possamos trocar idéias a respeito dessas maravilhas que a Natureza nos oferece de graça.

Voltem sempre, pois estaremos semanalmente atualizando este Blog com outras Ervas.

Para encontrar a sua erva preferida, clique nas datas ao lado e boa leitura!!!

Abraços,

segunda-feira, 23 de março de 2009

Gnaphalium

Trata-se de uma planta vivaz que mede de 7 a 20 cm de altura, apresentando as folhas alternas, sésseis, tomentosas e esbranquiçadas pelo menos por baixo. As flores são dióicas, brancas ou róseas, agrupadas em capítulos pouco numerosos, cuja reunião constitui um corimbo terminal compacto e umbeliformes. A corola é tubulosa e são insertas sobre um receptáculo quase plano, cercado de um invólucro de folíolos escariosos e oblongos. As flores masculinas têm cinco estames salientes, de anteras soldadas e um pistilo rudimentar. As flores femininas são constituídas de 5 estames apertados e estéreis, ovário simples, ínfero e uniovulado, com pistilo bífido e saliente. O fruto é um aquênio piloso. Os pequenos capítulos florais conferem a esta espécie o nome popular Pé de Gato.

Nome Científico: Antennaria dioica Gaertn. Sinonímia: Antennaria hyperborea D.Don; Antennaria montana S.F.Gray; Antennaria parvifolia Nutt.; Cyttarium dioicum Peterm.; Gnaphalium alpinum Asso ex DC.; Gnaphalium boreale Turcz. Ex DC.; Gnaphalum dioicum L.; Gnaphalium hyperboreum Winch ex DC.

Nome Popular: Gnaphalium, Pé de Gato e Erva dos Gatos, em português; Pie de Gato, em espanhol; Gnaphale, Herbe Blanche, Oeil-de-chien e Pied de Chat, na França; Cat’s Foot, Mountain Everlasting, Life Everlasting e Cudweed.

Denominação Homeopática: GNAPHALIUM DIOICUM.

Família Botânica: Asteraceae (Compositae).

Parte Utilizada: Capítulo floral.

Princípios Ativos: Esta droga é abundante em Mucilagens; Flavonóides: luteolina, entre outros; Sais de Potássio; Taninos; Princípios Amargos.

Indicações e Ações Farmacológicas: O Gnaphalium é indicado nas afecções respiratórias: faringite e bronquite; afecções intestinais; colecistite; gastrite. Popularmente é usado como diurético.
A abundância em mucilagens promove um efeito demulcente e antitussígeno, formando as chamadas espécies peitorais. Os flavonóides justificam suas virtudes como colagogo enérgico. Os sais de potássio são responsáveis por sua ação ligeiramente diurética.


Toxicidade/Contra-indicações: Não há referências nas literaturas.

Dosagem e Modo de Usar:
• Infusão: 30 g/l, 2-3 xícaras ao dia.

Referências Bibliográficas:
• PR VADEMECUM DE PRECRIPCIÓN DE PLANTAS MEDICINALES. 3ª edição. 1998.

• SOARES, A. D. Dicionário de Medicamentos Homeopáticos. 1ª edição. Santos
Livraria Editora. 2000.

• PDR for Herbal Medicines. 1st editon. Medical Economics. 1998.

• CORRÊA, M. P. Dicionário das Plantas Úteis do Brasil. IBDF. 1984.

• BLUMENTHAL, M.; The Complete German Commission E Monographs –
Therapeutic Guide to Herbal Medicines, American Botanical Council, 1998.

Nenhum comentário: