Pesquisa de Dicas e Ervas

Olá Amigos e Amigas, Bem vindo!!!

Blog desenvolvido para ajudar as pessoas a encontrarem a melhor erva para o seu problema de saúde.

As informações deste blog não pretendem substituir o médico e sim dar um alívio mais imediato ao paciente, evitar consultas por males insignificantes, diminuindo os gastos sociais e deixar os serviços médicos para os casos mais importantes. Serve também para orientar pacientes em locais carentes

Aproveite esta oportunidade e compartilhe com seus amigos.

segunda-feira, 23 de março de 2009

Imburana



Trata-se de uma árvore regular, medindo até 15 metros de altura e 50 centímetros de diâmetro. Apresenta casca grossa, suberosa, gordurosa, aromática, de cor vermelho-pardacenta e que se desprende em finas lâminas. As folhas são alternas, irregularmente pinadas, compostas por 11-15 folíolos alternos, peciolados, ovados, arredondados no ápice e na base e inteiros. Flores brancacentas ou branco-amareladas, aromáticas. O fruto é uma vagem achatada a qual contém uma ou duas sementes aladas, rugosas, ovóides, duras, de superfície lisa, externamente cinza-clara e rajada de preto.




Nome Científico: Amburana cearensis (Fr. All.) A. C. Smith Sinonímia: Torresea cearensis Fr. All.; Amburana Claudii Schw. et Taub.

Nome Popular: Imburana, Amburana, Cerejeira, Cumarú-do-Ceará, Cumaré, Cumarú-das-caatingas, Imburana-de-cheiro, Umburana, Amburana-de-cheiro, Cerejeira-rajada e Cumarú-de-cheiro, em português; Palo Trébol e Roble, na Argentina.

Família Botânica: Leguminosae-Papilionoideae.

Parte Utilizada: Casca e Semente.

Princípios Ativos: São pouco conhecidos, há a citação da presença de Óleo Volátil.

Indicações e Ações Farmacológicas: Popularmente a casca separada ou misturada com as sementes constitui um ótimo peitoral, usado contra resfriados, tosses, bronquites, asma e quaisquer afecções pulmonares. A semente serve mais para perfumar a roupa e produzir sabonetes.

Toxicidade/Contra-indicações: Não há referências nas literaturas consultadas.

Dosagem e Modo de Usar: Não há referências nas literaturas consultadas.


Referências Bibliográficas:

• CORRÊA, M. P. Dicionário das Plantas Úteis do Brasil. IBDF. 1984.

• LORENZI, H. Árvores Brasileiras, vol.: 01, 3ª edição, Plantarum, 2000.

4 comentários:

Unknown disse...

Bom dia. Antes de tudo parabéns pelo Blogger.
Minha família é do interior da Bahia. Conheço a semente de Imburana ou Umburana desde criança.
Sempre que temos algum problema digestivo usamos as sementes(cortados e fervidas).
É excelente.

joseadal disse...

Conheci hoje um praticante da Umbanda, Sr. Paulo, que indicou a queima da semente, como incenso, para dar equilíbrio psicológico tanto para quem tem trauma no inconsciente como para quem está sendo obsediado.

Unknown disse...

Alguém sabe me dizer se ela é tbm depurativo do sangue, combate os radicais livres?

Unknown disse...

conheço coquei no vidro de pimentasficou um sabor gostoso e nao fermenta da da para quem temtramento com urologista o cheiro do tepero de qualqur espçie uso no churrasco asim eu posso comer poucos pedaços peloos problemas qe tive com pimentas meu coraçao esta hotimo depois que tomei o cha de cacto falei sbre imburana muito bom obrigado por me fazer veer que as plantas natletrasurais sao as mlhor para mim estamos com voçe bom medico valeu agora vou colocarasletras html mamdo pelo meu façebook