Pesquisa personalizada

Olá Amigos e Amigas, Bem vindo!!!

A idéia deste Blog é com o intuito de fornecer informações sobre Ervas e Insumos em geral.

Através de um estudo arduo e minuncioso, conseguimos trazer para vocês informações sobre cada Erva para auxilio de estudo e orientação quanto ao uso.

Vale salientar que todas as Ervas publicadas neste Blog são de fontes verdadeiras. Essas são encontradas sempre ao final de cada texto.

Espero que este Blog seja útil para todos vocês e se possível divulguem para que possamos trocar idéias a respeito dessas maravilhas que a Natureza nos oferece de graça.

Voltem sempre, pois estaremos semanalmente atualizando este Blog com outras Ervas.

Para encontrar a sua erva preferida, clique nas datas ao lado e boa leitura!!!

Abraços,

segunda-feira, 30 de março de 2009

Melissa Lippia

Trata-se de um arbusto que mede de 2 a 3 metros de altura, com caule e ramos primários alongados, ascendentes, quadrangulares quando novos e pubescentes. As folhas são compostas de dois e raramente três folíolos, com formato que varia de oval a oval-oblongo, são agudos, serrilhados, cuneados na base, escamosos por cima, brancacentos por baixo, exalando cheiro de cânfora quando fricicionados. As inflorescências são capítulos subglobosos.

Nome Científico: Lippia geminata HBK. Sinonímia: Lantana lippioides Hook; Lantana mollissima Desf.; Lippia odorata Weigelt.; Lippia alba Gardn.; Lippia citrata Cham.; Lippia lippioides Hook. Et Arn.

Nome Popular: Melissa Lippia, Erva Cidreira do Campo, Alecrim do Campo, Salsa Brava, Salva Brava, Salva, Salva Limão, em português; Oroquez Morada, no México.

Família Botânica: Verbenaceae.

Parte Utilizada: Folha e caule.

Princípios Ativos: Óleo Essencial; Saponinas.

Indicações e Ações Farmacológicas: É antiespasmódica, estomáquica e emenagoga.

Toxicidade/Contra-indicações: Não há referências nas literaturas consultadas.

Dosagem e Modo de Usar: Não há referências nas literaturas consultadas.

Referências Bibliográficas:
• CORRÊA, M. P. Dicionário das Plantas Úteis do Brasil. IBDF. 1984.

Um comentário:

Wagão disse...

confira as descricoes pois so de ver que está postando como uma mesma planta, diversos nomes cientificos, ja caracteriza que está generalizando. A Lippia Citrata, é a salva do rio grande do sul e nada tem a ver com essa planta, só para ilustrar, as demais eu ja nem conferi.s