As fibras são constituintes do tecido conjuntivo, os quais são responsáveis, em grande parte, pelas diferentes características dos diferentes tipos de tecido conjuntivo. Existem três tipos de fibras: as fibras colágenas, as fibras reticulares e as fibras elásticas.
O Colágeno pode ser encontrado no reino animal, sendo a proteína mais abundante neste e caracterizando-se como o principal constituinte dos ossos, peles e tecidos conectivos de todos os mamíferos. Essa é uma escleroproteína constituída de duas moléculas de tropocolágeno, que se alinham para formar a fibrila de colágeno. Várias fibrilas unidas formam uma fibra colágena e várias fibras formam um feixe de fibras colágenas, o qual é insolúvel em água.
Parte-se do colágeno de peles de suínos e bovinos e de ossos de animais para a produção deste produto. Utiliza-se um processo bioquímico, caracterizado por se promover uma hidrólise parcial, modificando a estrutura original da molécula, obtendo-se assim em um produto completamente solúvel em água fria, sem as características gelificantes da gelatina e de sabor e odor neutro.
Composição: A composição em aminoácidos do colágeno e em conseqüência da gelatina hidrolisada é a seguinte: alanina, arginina, ácido aspártico, ácido glutâmico, glicina, cistina, histidina, hidroxiprolina, hidroxilisina, leucina, isoleucina, lisina, metionina, fenilalanina, serina, treonina, tirosina, prolina, valina e triptofano.
Característica: Assim, de acordo com sua característica anfotérica propiciada pela hidrólise enzimática, a gelatina hidrolisada é solúvel em água fria e óleo; é estabilizante de emulsões; proporciona a clarificação de sucos e vinhos, devido a uma formação de complexos; é possível a capacidade de aeração; confere propriedades adesivas; possibilita a estabilização de espumas; facilita a dispersão.
Utilidades: Na indústria farmacêutica, pode ser empregado na encapsulação de vitaminas, óleos, agentes corantes e recomendado por muitos médicos como complemento protéico para pessoas com deficiências nutricionais.
A indústria cosmética utiliza este produto como emulsionante, como ingrediente ativo e protetor coloidal nas preparações cosméticas além de fonte de proteínas para a fabricação de cremes, xampus, loções e produtos para o tratamento de cabelos, pele e unhas.
A indústria alimentícia este produto tem muitas utilidades, dentre elas podemos citar: como estabilizante em cremes vegetais, como emusificantes em produtos cárneos e componente de bebidas prontas para beber.
Referência Bibliográfica: Literatura de nosso fornecedor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário