Páginas

segunda-feira, 30 de março de 2009

Nogueira



Oriunda da Ásia Ocidental, Sudeste da Europa, China e Himalaia, a Nogueira é uma árvore de altura variável, chegando a medir 10-25 metros de altura; com caule de casca acinzentada e pouco rugosa; possui flores monóicas, dispostas em amento; brácteas imbricadas, concrescentes inferiormente como perigônio que é 5-6 lobado e livres no ápice; o fruto é uma drupa, com mesocarpo de sabor adstringente e sementes volumosas; a folha de cor verde-escura na página superior e verde mais clara na página inferior, é composta-imparipinada, formada de 4 ou 9 folíolos e mede de 6 a 15 cm de comprimento sobre 3 a 7 cm de largura; os folíolos são ovais ou oblongos, acuminados, inteiros ou um pouco emarginados e percorridos por uma grossa nervura mediana, sobre a qual estão inseridas, de cada lado, cerca de 12 nervuras laterais e possui cheiro fraco, aromático e sabor amargo e adstringente.
A noz, que se consiste do fruto do tipo drupa, serve ainda para o fabrico de um óleo muito apreciado em algumas regiões, além de juntamente com as folhas constituírem de matérias-primas antigamente muito utilizadas em tintura para o tingimento capilar.

Nome Científico: Juglans regia L.

Nome Popular: Nogueira, Nogueira-da-Índia, no Brasil; Nogal, em língua espanhola; Noce, na Itália; Noyer, na França; Walnut Tree, Persian Walnut, Walnut e English Walnut, em inglês; Walnussbaum, na Alemanha; Orejovoie, na Rússsia; Nogal Comun, em Cuba.

Denominação Homeopática: JUGLANS.

Família Botânica: Juglandaceae.

Parte Utilizada: Folhas, óleo, córtex e fruto.

Princípios Ativos:
• Folha: Naftoquinonas: juglona, plumbagina e -hidroplumbagina; Taninos (3-4%) gálicos e catéquicos; Inositol; traços de óleo essencial com D-germacraneno; Derivados flavônicos: hiperosídeo, juglamina, quercetina; Ácidos fenolcarboxílicos: cafêico, gálico e neoclorogênico; Ácido ascórbico (1%).
• Fruto: Óleos; Aminoácidos; Sais minerais: zinco e cobre; Carotenos; Vitaminas: B1,B2,B5 e PP e Glicídios.
• Córtex: Derivados naftoquinônicos; Vitamina C; Aminoácidos e Taninos.


Indicações e Ação Farmacológica: A Nogueira é indicada para o uso interno: no raquitismo, na bronquite, na anemia, na diabete, na gota, no reumatismo, nas diarréias, na hiperglicemia, na artrose e na gastrenterite. Para o uso externo: em afecções cutâneas como a acne e o eczema; em shampoos anticaspa/aniqueda de cabelos e como tintura para escurecimento de cabelos.
Os taninos constituintes da Nogueira atuam como adstringentes e antidiarréicos, promovendo a retração dos tecidos e dos vasos e reduzindo, desta forma, secreções anormais. A juglona é uma hidroxinaftoquinona, que possui ação antifúngica, levemente anti-séptica, vesicatória e queratinizante, que causa coloração escura da pele. As folhas de Nogueira apresentam leve ação hipotensora e hipoglicemiante, não tendo sido ainda definido qual o constituinte responsável por esta ação. A quantidade alta de vitamina C, age como antiescorbútico, e a presença de pequenas quantidades das vitaminas do complexo B e de sais minerais são essenciais à nossa dieta.

Toxicidade/Contra-indicações: Diante da ausência de dados a respeito da possível interação da Nogueira com outras medicações, recomenda-se não administrar simultaneamente com outras drogas.
Em pessoas que possuam gastrite e úlcera gastroduodenal, os taninos podem irritar a mucosa gástrica, sendo este efeito interrompido associando-se drogas com mucilagem.
Como efeito colateral, a droga pode causar mal-estar e vômito em indivíduos que possuam o estômago sensível a taninos. Também pode desencadear reações de hipersensibilidade como irritação dérmica e ocular.

Dosagem e Modo de Usar:
• Uso Interno:
- Infusão: (folhas): 20g/L, infundir por 15 minutos, três ou mais xícaras ao dia, entre as refeições.
- Extrato Fluido (1:1 – folhas): 30-50 gotas, uma a três vezes ao dia.
- Tintura de folhas (1:10): 50-100 gotas, uma a três vezes ao dia.
- Extrato Seco: 0,5 a 2,0 gramas por dia.

• Uso Externo:
- Decocção: 50 gramas das cascas em 1 litro de água, duas a três vezes ao dia, em banhos contra hemorróidas, leucorréias, eczemas, psoríase, herpes e feridas, em gargarejos contra amidalites, faringites.
- Decocção: das cascas da árvore e das cascas verdes do fruto (noz) para escurecer os cabelos.
- Shampoos, tônicos capilares, loções, cremes e géis bronzeadores: 1-7% de extrato glicólico ou tintura oleosa 2:1.

Referências Bibliográficas:

• CORRÊA, M. P. Dicionário das Plantas Úteis do Brasil. IBDF. 1984.

• SCHAWENBERG, P.; PARIS, F. Guia de las Plantas Medicinales. Omega.
1980.

• SOARES, A. D. Dicionário de Medicamentos Homeopáticos. 1ª edição. Santos
Livraria Editora. 2000.

• PR VADEMECUM DE PRECRIPCIÓN DE PLANTAS MEDICINALES. 3ª
edição. 1998.


16 comentários:

  1. onde posso comprar as cascas e folhas da nogueira para tingir os cabelos e escurece-los? Moro em Belo horizonte.
    por favor me responda através do eu e-mail milagama@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  2. onde posso comprar as cascas e folhas da nogueira para tingir os cabelos e escurece-los? Moro em Contagem, meu email é: eletricteen@gmail.com

    preciso urgente desta resposta.

    ResponderExcluir
  3. onde comprar as folhas e cascas p escurecer os cabelos? moro em Guanambi meu email cristy.gomes@ig.com.br

    ResponderExcluir
  4. Onde posso comprar a casca da nogueira p fazer chá para diabetes. Meu e-mail e vsleriamarcaldsp@gmail.com em belo horizonte. Valeriamarcaldsp

    ResponderExcluir
  5. Onde posso comprar a casca da nogueira p fazer chá para diabetes. Meu e-mail e vsleriamarcaldsp@gmail.com em belo horizonte. Valeriamarcaldsp

    ResponderExcluir
  6. OLA eu gostaria de saber . onde eu poso comprar a folia de nogueira . obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As folhas são encontradas em lojas de produtos naturais,as cascas não tenho certeza.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  7. Gostaria de saber se o chá de nogueira utilizado para escurecer os cabelos tem alguma contra indicação para gestante?

    ResponderExcluir
  8. Gostaria de saber se o chá de nogueira utilizado para escurecer os cabelos tem alguma contra indicação para gestante?

    ResponderExcluir
  9. gostaria de ter a planta nogueira para planta como faco

    ResponderExcluir
  10. Quero saber onde encontrar a planta Nogueira?

    ResponderExcluir
  11. Ola Onde encontro a Casca da Nogueira para comprar em SP para fazer Tintura vermífuga? christtinabatoliver@hotmail.com

    ResponderExcluir