Pesquisa de Dicas e Ervas

Olá Amigos e Amigas, Bem vindo!!!

Blog desenvolvido para ajudar as pessoas a encontrarem a melhor erva para o seu problema de saúde.

As informações deste blog não pretendem substituir o médico e sim dar um alívio mais imediato ao paciente, evitar consultas por males insignificantes, diminuindo os gastos sociais e deixar os serviços médicos para os casos mais importantes. Serve também para orientar pacientes em locais carentes

Aproveite esta oportunidade e compartilhe com seus amigos.

sábado, 13 de abril de 2019

Preparos medicinais

Vale a pena preparar fitoterápicos em casa.

Siga passo a passo as instruções abaixo para conseguir os melhores resultados.


Infusões, decocções, tinturas e xaropes são preparados para uso interno, ao passo que óleos de infusão, compressas e cataplasmas são mais adequados para aplicações tópicas. Alguns componentes ativos das plantas herbáceas são solúveis em água, outros exigem um processo de extração mais forte, com o uso de álcool.


Infusões 

A palavra “infusão” é usada para descrever um chá ou uma tisana obtidas a partir do processo de imersão de um punhado de plantas herbáceas frescas ou secas em água fervente. Sempre que você faz uma xícara de chá com um saquinho de ervas, está, na verdade, preparando uma infusão. A infusão é um método de preparo eficaz para partes de plantas delicadas e tenras, como pétalas, folhas etc. Costuma ser indicada para extrair componentes de plantas solúveis em água e é muitas vezes usada para ervas aromáticas que contenham óleos essenciais (como hortelã, erva-doce e camomila).

  1. Coloque a quantidade recomendada de ervas secas (desidratadas) ou frescas picadas em um recipiente preaquecido de vidro ou porcelana.
  2. Despeje 200 ml de água recém-fervida sobre as ervas e misture. Tampe para evitar que se desperdice o óleo essencial com o vapor. Deixe a mistura em repouso por 10 a 15 minutos.
  3. Misture o chá novamente antes de coá-lo e servi-lo em uma xícara.
Uso Em caso de problemas crônicos, beba uma xícara três vezes ao dia por algumas semanas; para problemas agudos, tome até seis xícaras diárias por menos dias;

Armazenamento As infusões não conservam sua qualidade quando armazenadas, por isso deve-se preparar uma jarra fresca para cada uso. 



Decocções 

A decocção é um chá feito através do processo de cozimento da erva junto com a água. Este método é mais adequado para partes lenhosas da planta, como casca, raízes, talos e sementes, e é usado para extrair o máximo possível dos componentes ativos solúveis em água.

  1. Macere a quantidade necessária da erva seca (na foto, dente-de-leão) até obter um pó grosso
  2. Passe-o para uma panela e cubra com 500 ml de água fria. Mexa. Deixe a água chegar ao ponto de fervura. Em seguida, baixe o fogo e, com a panela tampada, deixe cozinhar por 10 a 15 minutos. (Se a boca do seu fogão não permitir fogo baixo, use banho-maria.)
  3. Mexa antes de coar o chá e servir.
Uso Em caso de problemas crônicos, beba uma xícara do chá três vezes ao dia por algumas semanas; para problemas agudos, tome até seis xícaras por dia por um período mais curto;

Armazenamento As decocções duram no máximo três dias na geladeira. Se tiver tempo disponível, prepare uma decocção fresca para cada dose.

Decocções chinesas

  • As decocções são valorizadas pelos fitoterapeutas chineses por seus efeitos terapêuticos e versatilidade. Elas permitem ao herborista preparar remédios específicos para cada indivíduo, e possibilitam um ajuste no tratamento conforme a resposta do paciente. O herborista ou farmacêutico chinês examina o paciente e determina os remédios adequados a serem incluídos na receita – a quantidade de ingredientes herbáceos (e suas doses) costuma ser maior do que a prescrita por herboristas ocidentais. Cada dose diária de ervas é guardada em um saquinho separado, para que o paciente faça a decocção em casa. A quantidade de água necessária, assim como o tempo de cozimento e a quantidade e frequência da ingestão do remédio podem variar. A decocção chinesa é feita em jarros de cerâmica com tampa, pois podem ocorrer reações químicas quando as ervas são expostas a certos metais

Tinturas

Muitos dos componentes ativos dos remédios herbáceos são solúveis em álcool, que é também um conservante eficaz. Por essa razão, herboristas profissionais usam líquidos herbáceos à base de álcool para prescrever e preparar os remédios individuais de seus pacientes. Para uso profissional, extratos líquidos de ervas são feitos com alta concentração de um álcool farmacêutico, o etanol. Em geral, uma parte da erva é extraída para cada uma ou duas partes de álcool. Preparações menos concentradas, as tinturas, são usadas para ervas de aromas mais fortes (como gengibre ou pimenta-caiena), e para aquelas cuja ingestão é mais segura em pequenas doses (como absinto/losna).

As receitas aqui apresentadas usam vodca em vez do etanol, à razão de 1 parte de erva para 4 de vodca como medida padrão. Embora os remédios caseiros em geral sejam menos potentes que os preparados por herboristas, eles ainda são fortes e contêm álcool. Guarde as tinturas em local seguro, fora do alcance de crianças, e observe as instruções de dosagem, para não administrá-las em casos em que a ingestão de álcool seja desaconselhada. Tinturas herbáceas são apropriadas a quase todas as plantas ou partes de plantas, exceto ervas que contenham mucilagem (como a raiz da alteia e a casca do olmo rubro), cuja extração é mais bem-sucedida em água fria. Diferentes métodos são usados para obter tinturas a partir de ervas secas ou lenhosas ou de ervas frescas e delicadas.


Tintura de planta fresca

  • Com o auxílio de uma balança de cozinha, separe 40 g de ervas frescas (na foto, tomilho) e lave cuidadosamente. Corte a erva em pedaços pequenos e bata com um mixer de mão até obter uma pasta (adicione uma pequena quantidade de água se necessário). Se você não dispuser de um mixer de mão, pique as ervas bem fino. 
  1. Adicione 160 ml de vodca à pasta de ervas e mexa novamente antes de despejar a mistura numa garrafa de vidro com tampa de rosca. Feche e agite bem.
  2. Guarde a garrafa em local fresco e escuro por 10 a 14 dias, agitando-a uma ou duas vezes por dia. Coe a mistura em um pedaço de musselina fina.
  3. Esprema o máximo de líquido possível da pasta restante. Despeje em uma garrafa de vidro escuro, feche bem e etiquete com o nome da erva e a data de preparo da tintura. Rende cerca de 200 ml.
Uso Com um conta-gotas, pingue a quantidade necessária da dose em ¼ de xícara de água e beba (costuma ser indicado para ingestão três vezes ao dia);

Armazenamento Guarde na geladeira de 6 a 12 meses. Certifique-se de que seja guardada em local fora do alcance de crianças.

Tintura de ervas secas

  1. Separe 40 g de ervas secas. Pique ou moa, até obter um pó grosso, para criar uma superfície mais abrangente; isso permitirá uma penetração maior do líquido. (Canela em pau, mostrada aqui, propicia uma superfície ampla, por isso não precisa ser picada.) Coloque a erva picada numa garrafa de vidro grande de tampa firme e despeje 160 ml de vodca por cima, certificando-se de que a erva fique completamente submersa. Guarde em local quente por 10 a 14 dias, agitando uma ou duas vezes por dia.
  2. Coe a mistura em um pedaço de musselina fina. Esprema o máximo de líquido possível da pasta restante
  3. Ponha a tintura numa garrafa de vidro escuro. Tampe e etiquete com o nome da erva e a data de preparo. Rende cerca de 200 ml.
Uso Com um conta-gotas, pingue a quantidade necessária da dose em ¼ de xícara de água e beba três vezes ao dia;

Armazenamento Guarde na geladeira de 6 a 12 meses, fora do alcance de crianças.

Cremes herbáceos

  • Cremes herbáceos ajudam a aliviar urticárias na pele, queimaduras e irritações, a relaxar músculos e a estimular a cicatrização de feridas e o tratamento de infecções. 
  • Para fabricá-los em casa, comece com uma base cremosa sem aroma e sem óleo, como creme de vitamina E. Adicione tintura de ervas, usando uma medida de 1 parte de tintura e 10 de creme, ou de óleo essencial e 1% ou 2% do peso do seu creme base. Mexa até ficar homogêneo. (Alguns óleos essenciais não são indicados para uso tópico. Consulte um profissional, se não tiver certeza.) 
  • Cremes caseiros à base de ervas têm curta validade, por isso faça os na quantidade certa e use-os logo. Para prolongar a vida média do produto, adicione gotas de óleo essencial de alfazema ou o conteúdo de algumas cápsulas de vitamina E.

Xaropes

Xaropes costumam ser usados para aliviar tosses e dores de garganta, pois esse líquido grosso e adocicado tem forte efeito sedativo. As ervas mais usadas são alteia, alcaçuz, tomilho e marroio-branco. Eles podem ser prepara dos por meio de infusões ou decocções. Mas esta receita usa a tintura, que produz um xarope de ação medicinal mais forte.


Xarope de tintura contra tosse

  1. Misture 100 g de açúcar (ou mel) e 50 ml de água numa panela em fogo baixo até dissolver o açúcar e a mistura se tornar mais espessa, porém ainda líquida. Tire do fogo e deixe esfriar. Acrescente 50 ml da tintura apropriada; misture.
  2. Despeje o xarope contra tosse numa garrafa de vidro escuro e feche com uma rolha. Rende cerca de 200 ml.
Uso Tome a dose apropriada diretamente da colher, sem diluir;

Armazenamento Guarde o xarope na geladeira por até três meses. O açúcar pode cristalizar como resultado da refrigeração, mas o xarope voltará a se liquefazer, se posto por alguns minutos em banho-maria.

Cuidado 

Quando armazenados, os xaropes podem ocasionalmente fermentar, portanto é melhor preparar uma quantidade pequena para cada uso e consumir rapidamente. Em geral, eles são guardados em garrafas com rolhas, para essas não explodirem se vier a ocorrer fermentação.

Compressas 

  • Uma compressa é um pedaço de pano embebido numa infusão (ou tintura diluída) e aplicado sobre a pele. As compressas servem para aliviar dores de cabeça, contusões, desinfetar feridas e suavizar a aparência de olhos cansados. 
  • Faça uma infusão forte de ervas secas (flores de lavanda/alfazema), usando 2 a 3 colheres de chá de ervas secas para cada xícara de água. Tampe e deixe em infusão por 10 a 15 minutos. Destampe e deixe esfriar até uma temperatura confortável para a pele. Embeba uma toalha de rosto ou uma flanela na infusão e torça o excesso de água. 

Uso Aplique na região afetada. À medida que a compressa secar, repita o processo e reaplique.

Cataplasmas 

O cataplasma é uma aplicação tópica, feita de erva fresca, e costuma ser usado para estimular a regeneração de lesões musculares e ósseas ou ajudar a pele a expelir algum objeto ou substância (como remover uma farpa ou estimular a formação do olho de um furúnculo).

  • Pique uma quantidade suficiente de ervas frescas (folhas de confrei) para cobrir a região afetada. Ponha numa tigela e bata com um mixer de mão, adicionando um pouco de água se necessário. A mistura final deve ser espessa.
  • Ponha a mistura sobre um pedaço de musselina dobrada. Use uma espátula ou o dorso de uma colher e espalhe-a na superfície do pano de modo que ela possa cobrir toda a região afetada
  • Passe um pouco de óleo para o corpo na região afetada, de modo a evitar a aderência do cataplasma à pele. Aplique-o, cobrindo a musselina com um envoltório plástico a fim de mantê-lo no lugar. Para firmar, envolva o cataplasma com uma atadura.
Uso Troque o cataplasma a cada duas horas, e se possível, deixe agir durante a noite.

Infusão de óleos


Componentes solúveis em óleo podem ser extraídos por meio de uma infusão da erva em óleo durante algumas horas ou dias. O óleo puro da infusão é então usado para aplicações tópicas ou adicionado a cremes e pomadas. Óleos de infusões medicamentosos são semelhantes (embora mais fortes) aos óleos de infusão para fins culinários. São diferentes dos óleos essenciais usados na aromaterapia, que são extraídos das plantas por meio da destilação.

Infusão em óleo frio 

Um processo de infusão a frio é usado para partes delicadas das plantas, como pétalas e folhas. As infusões a frio mais populares são as das flores de calêndula (para eczema e outros problemas dermatológicos), hipérico(para alívio de nevralgias) e alfazema (lavanda) e folhas de alecrim (para aliviar músculos doloridos).
  1. Encha uma garrafa de vidro claro e de gargalo largo com ervas frescas ou secas (flores frescas de calêndula), até cerca de 1 cm da boca da garrafa. Despeje óleo vegetal (como azeite) sobre as ervas até completar uns 5 mm. Agite delicadamente.
  2. Dobre um pedaço de musselina fina e coloque sobre o óleo. Feche o recipiente com firmeza e agite bem. Guarde em local quente e 3 ensolarado por três a dez dias. Agite várias vezes ao dia. Filtre o óleo através da musselina fina em uma garrafa limpa. Esprema a máxima quantidade de óleo possível da pasta restante. Se ficar algum sedimento, cubra a garrafa e reserve por um ou dois dias, até a decantação.
  3. Despeje o óleo cuidadosamente, sem o sedimento, numa garrafa de vidro escuro. Tampe a garrafa e identifique-a com o nome da planta e a data do preparo do óleo.
Uso Aplique o óleo topicamente, puro ou misturado a um creme ou pomada;

Armazenamento Guarde em local fresco e escuro por seis meses, mas descarte ao primeiro sinal de fermentação ou rancidez. 

Infusão em óleo quente 

  • A infusão em óleo quente é usada para partes de plantas mais densas e lenhosas e para plantas que “aquecem”. Exemplos desses óleos são os de pimenta-caiena, pimenta-do-reino e gengibre, usados em articulações e músculos doloridos e enrijecidos
  • Para ervas secas, prepare à razão de 1 parte de erva para 3 de óleo; para as frescas, 1 de erva para 1,5 de óleo.
  1. Pique grosseiramente a erva (pimentas-malaguetas frescas). Coloque numa panela ou tigela de vidro e misture na quantidade de óleo necessária. Ponha a panela tampada sobre uma frigideira com água até a metade (ou use banho-maria). Cozinhe em fogo brando por duas a três horas, sem ferver. 
  2. Espere esfriar, e esprema o conteúdo através da musselina fina numa garrafa limpa. Retire a máxima quantidade de óleo possível. Passe-o para uma garrafa de vidro escuro. Tampe; cole uma etiqueta com o nome da erva e a data de preparo. 

Uso Aplique topicamente ou adicione a cremes ou pomadas. Não use óleos de plantas de sabor picante sobre a pele sensível ou inflamada. Não aplique sobre os olhos.;

Armazenamento Guarde em local fresco e escuro por até seis meses, mas descarte ao primeiro sinal de fermentação ou rancidez.

Um comentário:

wilson disse...

excelente trabalho gostei d+