Trata-se de uma herbácea ou arbusto perene, lenhoso, apresentando caule piloso o qual atinge até cerca de um metro e meio de comprimento, retos nas extremidades, com estípulas acuminadas, lanceoladas, oblíquo-triangulares e estriadas longitudinalmente, ligeiramente aderentes a base dos pecíolos. As folhas são compostas e trifolioladas, estipuladas, pecioladas, com folíolos obovados. As inflorescências são dispostas em racemos terminais, com flores roxas, róseas, às vezes brancas. O fruto é uma pequena vagem séssil, pubescente, de 2 centímetros, de coloração castanha.
Nome Científico: Desmodium adscendens DC. Sinonímia: Meibomia adscendens Kuntze; Desmodium arinense Hoehne; Desmodium caespitosum DC.; Desmodium ellipticum Macfd.; Desmodium obovatum Vog.; Desmodium oxalidifolium Don.; Desmodium racemiferum DC.; Desmodium vogelii Steud.
Nome Popular: Carrapicho, Carrapicho-de-beiço-de-boi, Amor-agarrado, Amor-do-campo, Amorico, Amores-do-campo, Amorzinho-seco, Carrapichinho, Marmelada de Cavalo, Pega-pega e Trevinho-do-campo, em português.
Família Botânica: Leguminosae.
Parte Utilizada: Caule, folha e flor.
Princípios Ativos: São pouco conhecidos.
Indicações e Ações Farmacológicas: Popularmente esta espécie é tida como medicinal e forrageira.
Um estudo realizado na França investigou alguns efeitos farmacológicos do extrato etanólico das folhas de Desmodium adscendens, uma planta tradicional da medicina africana, sobre o sistema nervoso central. O extrato da planta induziu a hipotermia e efeito analgésico em ratos. O D. adscendens suprimiu a fase tônica de indução de convulsão mortalidade por pentilenotetrazol (PTZ) em ratos. Além disso, o extrato da planta retardou o ataque promovido pelo PTZ e ataque generalizado no sistema límbico induzido pelo ácido kainico. Em contraste, o extrato da planta não afetou a convulsão tônica induzida por eletrochoque máximo em ratos ou a progressão dos ataques límbicos para com o estado epiléptico do rato (N'gouemo P, Baldy-Moulinier M, Nguemby-Bina C., 1996).
Outro estudo avaliou os efeitos dos extratos de D. adscendens, usado em Gana, África, no tratamento da asma, sendo considerado anti-anafilático in vitro. Como o material da planta é administrado oralmente, in vivo, estudos das propriedades anti-anafiláticas foram avaliadas no porquinho da Índia. Os resultados mostraram que ambos os extratos aquoso e etanólico de D. adscendens quando administrados oralmente, reduzem as contrações anafiláticas, interferindo com as contrações induzidas por histamina, e reduz a concentração das substâncias que estimulam o músculo liso, avaliado no tecido pulmonar do porquinho da Índia (Addy ME, Awumey EM., 1984).
Toxicidade e Contra-indicações: Não há referências nas literaturas consultadas.
Dosagem e Modo de Usar: não há referências nas literaturas consultadas.
Referências Bibliográficas:
• CORRÊA, M. P. Dicionário das Plantas Úteis do Brasil. IBDF. 1984.
• Flora Brasileira – Primeira Enciclopédia de Plantas do Brasil, 1ª edição, 1984.
• N'GOUEMO P, BALDY-MOULINIER M, NGUEMBY-BINA C., Effects of
an ethanolic extract of Desmodium adscendens on central nervous system
in rodents, Ethnopharmacol 1996.
• ADDY ME, AWUMEY EM., Effects of the extracts of Desmodium adscendens on
Anaphylaxis, J Ethnopharmacol 1984 Aug.
Pesquisa de Dicas e Ervas
Olá Amigos e Amigas, Bem vindo!!!
Blog desenvolvido para ajudar as pessoas a encontrarem a melhor erva para o seu problema de saúde.
As informações deste blog não pretendem substituir o médico e sim dar um alívio mais imediato ao paciente, evitar consultas por males insignificantes, diminuindo os gastos sociais e deixar os serviços médicos para os casos mais importantes. Serve também para orientar pacientes em locais carentes
Aproveite esta oportunidade e compartilhe com seus amigos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
obrigado vc me ajudou muito
Postar um comentário