Pesquisa de Dicas e Ervas

Olá Amigos e Amigas, Bem vindo!!!

Blog desenvolvido para ajudar as pessoas a encontrarem a melhor erva para o seu problema de saúde.

As informações deste blog não pretendem substituir o médico e sim dar um alívio mais imediato ao paciente, evitar consultas por males insignificantes, diminuindo os gastos sociais e deixar os serviços médicos para os casos mais importantes. Serve também para orientar pacientes em locais carentes

Aproveite esta oportunidade e compartilhe com seus amigos.

sexta-feira, 13 de março de 2009

Cistus


Originalmente encontrado no oeste dos Estados Unidos, o Cistus atualmente pode ser encontrado na Europa. A planta é perene com um caule branco. Os ramos são esbeltos, verde-arroxeado, com folhas opostas, lineares, acima de 1,5 cm de comprimento e de cor verde-acinzentada. A planta floresce duas vezes por estação. As primeiras flores são amarelas com pétalas grandes As segundas flores não possuem pétalas e aparecem em pequenos agrupamentos axilares. A planta possui sabor adstringente e amargo e não apresenta odor.

Nome Científico: Cistus canadensis L. Sinonímia: Cistus ramuliflorus Poir.; Helianthemum corymbosum Pursh; Helianthemum ramuliflorum Michx.; Helianthemum rosmarinifolium Pursh; Heteromeris canadensis Spach; Heteromeris cymosa Spach; Heteromeris michauxii Spach; Lechea major L.

Nome Popular: Cistus e Sargaço, em português; Canadisches Sonnenröschen, na Alemanha; Cisto Heliantemo, em espanhol; Ciste du Canada, na França; Canadian Rock- Rose, Frostwort, Garden Sunflower, Frostweed, Holyrose, Sun Rose, Ice-Plant e Scrofula-Weed, em inglês.

Denominação Homeopática: CISTUS CANADENSIS.

Família Botânica: Cistaceae.

Parte Utilizada: Caule e folha.

Princípios Ativos: Tanino; Glicosídeo: helianthinina.
Observação: Os princípios ativos do Cistus ainda não foram investigados.

Indicações e Ações Farmacológicas: São conferidas as ações adstringente e tônica. Esta erva é usada internamente nas desordens digestivas e externamente em úlceras.
O Cistus é muito utilizado na Homeopatia que a utiliza como um remédio antipsórico, um remédio de profunda ação. É também utilizado para estados de exaustão, provenientes de esforço físico, dispnéia e resfriado. É muito semelhante em Homeopatia à utilização de Calcarea para estes fins. É muito eficaz contra as diversas manifestações da escrófula, sobretudo contra ingurgitamentos dos gânglios linfáticos, com ou sem supuração. Quando as glândulas estão inflamadas e endurecidas. Sensação de frialdade em várias partes. A garganta apresenta-se seca. Na oftalmia escrofulosa. Na rinite crônica com sensação de frio ardente no nariz ao inalar o ar. Prurido em certas partes. Escorbuto.

Toxicidade e Contra-indicações: Não há referências nas literaturas consultadas.

Dosagem e Modo de Usar:
• Homeopatia: 1ª à 30.º.

Referências Bibliográficas:

• SOARES, A. D. Dicionário de Medicamentos Homeopáticos. 1ª edição. Santos
Livraria Editora. 2000.

• CAIRO, N. Guia de Medicina Homeopática. 21ª edição. Livraria Teixeira. 1983.

• PDR for Herbal Medicines. 1st editon. Medical Economics. 1998.

Dica:
Maiores informações sobre a utilização homeopática do Cistus podem ser encontradas no site:
www.homeoint.org/books3/kentmm/cistus.htm

Nenhum comentário: