Pesquisa de Dicas e Ervas

Olá Amigos e Amigas, Bem vindo!!!

Blog desenvolvido para ajudar as pessoas a encontrarem a melhor erva para o seu problema de saúde.

As informações deste blog não pretendem substituir o médico e sim dar um alívio mais imediato ao paciente, evitar consultas por males insignificantes, diminuindo os gastos sociais e deixar os serviços médicos para os casos mais importantes. Serve também para orientar pacientes em locais carentes

Aproveite esta oportunidade e compartilhe com seus amigos.

quarta-feira, 18 de março de 2009

Feno Grego


Erva anual, de caules eretos e estriados, que pode chegar a medir até 80 centímetros de altura, muito ramosa, possuindo folhas alternas, compostas de três folíolos oblongos, denteados na parte superior, glabros, verdes na página superior e mais pálidos na inferior; suas folhas são sésseis, de cor amarelo-pálida ou brancacentas, solitárias ou geminadas nas axilas das folhas; o fruto é uma vagem séssil, linear-arqueada, achatada, de 6 a 9 centímetros de comprimento, com nervuras longitudinais, que contêm as sementes ovóides, as quais constituem a droga vegetal, amareladas, poliédricas e transversalmente reticuladas. Toda a planta exala um odor característico.
Seu habitat natural é bem vasto: compreende parte da Índia, Ásia Menor, região da Mesopotâmia e sul da Europa (Grécia). Nestas regiões foi muito utilizada na Antiguidade pelos egípcios, romanos e gregos, principalmente como alimento para os doentes. Ainda no antigo Egito, as mulheres cozinhavam o Feno Grego em leite, dando maciez e frescor à pele quando friccionada.

Nome Científico: Trigonella foenum-graecum L.

Nome Popular: Feno Grego, no Brasil; Alforvas, em Portugal; Alholva, em espanhol; Fenu Grec, na França; Fenu Greeck, em inglês; Fieno Greco, na Itália; Helbeh, em árabe; Hornklee, na Alemanha; Mentooloo e Menthee Seed, na Índia.

Denominação Homeopática: FOENUM GRAECUM.

Família Botânica: Leguminosae.

Parte Utilizada: Sementes.

Princípios Ativos: Mucilagens; Proteínas; Compostos Fosforados: lecitina, fitina, o alcalóide: trigonelina e colina; Saponinas: diosgenina e fenugrequina; Fitosteróis: colesterol e sitosterol; Flavonóides: vitexina, saponaretina e homoorientina; Ácidos Graxos Insaturados: oléico, linolêico e palmítico; traços de Cumarinas, abundante em Sais de Ferro e Manganês; Vitamina A; Niacina; Tiamina e Riboflavina; traços de Óleo Essencial: rico em anetol; Celulose.


Indicações e Ações Farmacológicas: O Feno Grego é indicado nas anemias, na perda de peso, nas dispepsias hiposecretoras, na obstrução intestinal, na gastrite e na diabete. Topicamente é usada na acne, nas faringites, nos eczemas e nos furúnculos.
Apresenta ação emoliente pela presença de mucilagens dentre seus constituintes. Aumenta o apetite e é indicado como coadjuvante em tratamentos onde queira o aumento de
peso do paciente. É digestivo, antianêmico, hipoglicemiante suave, hepatoprotetor, antiinflamatório e anti-séptico.

Toxicidade/Contra-indicações: Devido à droga reduzir a absorção intestinal dos glicídios, é necessário que haja um controle da glicemia e as doses de insulina nos pacientes com diabete insulinodependentes.
É contra-indicado o uso na gravidez, devido à presença de cumarinas e alcalóides, por promoverem um possível efeito abortivo e para lactantes, pois os princípios amargos contidos na droga passam para o leite materno.
Dosagem e Modo de Usar:
• Uso Interno:
- Extrato Seco (5:1): 150-300 mg/dia;
- Extrato Fluido (1:1): 30-60 gotas, duas vezes ao dia;
- Tintura (1:10): 50-100 gotas, uma a três vezes ao dia;
- Pó: Em cápsulas de 500 mg antes das refeições.

• Uso Tópico:
- Decocção: em compressas e gargarejos.


Referências Bibliográficas:
• CORRÊA, M. P. Dicionário das Plantas Úteis do Brasil. IBDF. 1984.

• PR VADEMECUM DE PRECRIPCIÓN DE PLANTAS MEDICINALES. 3ª
edição. 1998.

• SOARES, A. D. Dicionário de Medicamentos Homeopáticos. 1ª edição. Santos
Livraria Editora. 2000.

Um comentário:

Lu disse...

quero muuuuuuuuuito muito mesmo engordar mas não sei como ou onde encontrar o feno grego. Quria saber se tem em farmacias?! verdurão etc... ???