Pesquisa personalizada

Olá Amigos e Amigas, Bem vindo!!!

A idéia deste Blog é com o intuito de fornecer informações sobre Ervas e Insumos em geral.

Através de um estudo arduo e minuncioso, conseguimos trazer para vocês informações sobre cada Erva para auxilio de estudo e orientação quanto ao uso.

Vale salientar que todas as Ervas publicadas neste Blog são de fontes verdadeiras. Essas são encontradas sempre ao final de cada texto.

Espero que este Blog seja útil para todos vocês e se possível divulguem para que possamos trocar idéias a respeito dessas maravilhas que a Natureza nos oferece de graça.

Voltem sempre, pois estaremos semanalmente atualizando este Blog com outras Ervas.

Para encontrar a sua erva preferida, clique nas datas ao lado e boa leitura!!!

Abraços,

segunda-feira, 23 de março de 2009

Gerânio

Trata-se de uma erva anual, de caule avermelhado, delgado, viloso, intumescido nos nós e ramoso. As folhas são triangulares, alternas, com três a cinco segmentos lobados e apresentam cor verde-clara. As flores são de cor vermelho-violácea, são sustentadas por longos pedúnculos normalmente aos pares, possuem cinco sépalas eretas, onde cada uma termina em um apêndice filiforme vermelho e cinco pétalas inteiras e estriadas. Toda a planta é densamente vilosa, avermelhada e exala um odor desagradável.
A denominação em latim de sua espécie robertianum está relacionada a São Roberto, um bispo de Salzburgo no século VII, o qual possivelmente teria descoberto a propriedade hemostática hemostática desta espécie. É por este mesmo motivo que também é chamada popularmente de Erva de São Roberto.

Nome Científico: Geranium robertianum L. Sinonímia: Geranium briceanum Sweet; Geranium foetidum Gilib.; Geranium graveolens Stokes; Geranium inodorum G.Don; Geranium lebelii Bor.; Geranium lindleyanum Royale; Geranium mediterraneum Jord.; Geranium minutiflorum Jord.; Geranium modestum Jord.; Geranium mosquense Goldm.; Geranium palmatisectum Dulac; Geranium purpureum Vill.; Geranium scopulicolum Jord. ex Nyman; Geranium semiglabrum Jord. ex Bor.; Geranium simile Jord. ex Nyman; Geranium villarsianum Jord.; Robertium minutiflorum Fourr.; Robertium modestum Fourr.; Robertium purpureum Fourr.; Robertium semiglabrum Fourr.; simile Fourr.; Robertium vulgare Picard.

Nome Popular: Gerânio, Erva de São Roberto, Erva Roberto, Pé de Pombo, Bico de Cegonha, Bico-de-grou e Cicuta Vermelha, em português; Ruprechtskraut, Stinkender Storchschnabel e Storchsnabel, na Alemanha; Bec de Grue, Géranium, Géranium Robert, Herbe à L’esquinancie, Herbe à Robert, Patte D’alouquette e Pied de Pigeon, na França; Cicuta Roja, Gerania, Hierba de San Roberto e Pico de Grulla, em espanhol; Roode Ojevaarsbek e Robbrechtskruid, na Holanda; Fetid Crane’s-Bil e Herb Robert, em inglês; Cicuta Rossa, Cimicina, Geranio e Gerânio Roberzino, na Itália.

Denominação Homeopática: GERANIUM ROBERTIANUM.

Família Botânica: Geraniaceae.

Parte Utilizada: Folha e flor.

Princípios Ativos: Óleo Essencial: geraniol, citronelal, linalol, terpineol; Resinas; Taninos; Princípios Amargos: geraniína; Ácidos Orgânicos: málico e cítrico.

Indicações e Ações Farmacológicas: O Gerânio é principalmente indicado nos sintomas de diarréia; nas afecções genitourinárias: cistite, ureterite, uretrite, pielonefrite, oligúria e urolitíase; gota; no sobrepeso acompanhado de retenção de líquidos; na hipertensão arterial; edemas. Topicamente é aplicado em inflamações osteoarticulares, em feridas e ulcerações dérmicas, aftas bucais, parodontopatias, faringite, amidalite, dermatite, prurido, vulvovaginite e blefaroconjuntivite.
Em Perfumaria os perfumes adotam notas róseas.
Os taninos proporcionam uma atividade adstringente, caracterizando o seu uso como antidiarrêico e hemostática. O óleo essencial apresenta um efeito analgésico e anti-séptico. Além disso é apontada ação diurética e hipoglicemiante suave.
Foi demonstrado que uma fração cristalina derivada de um extrato etéreo protege a planta Tabaco de vírus patogênicos que a atacam. O extrato da erva fresca, incluindo o rizoma, demonstrou efeito antiviral contra o vírus da estomatite vesicular.
A fração de um extrato produzido com 80% de etanol demonstrou um efeito inibitório do crescimento da Escherichia coli, Pseudomonas aeruginosa e Staphylococcus aureus.

Toxicidade/Contra-indicações: Não devem fazer uso desta espécie os indivíduos que possuem hipersensibilidade a óleos essenciais, como também não se deve aplicar topicamente em menores de dois anos ou em pessoas com alergias respiratórias.
É contra-indicado para indivíduos que sofram de gastrite e úlcera gastroduodenal, pois os taninos podem irritar a mucosa gástrica.

Dosagem e Modo de Usar:
• Uso Interno:
- Infusão: Uma colher de sobremesa por xícara e infundir durante 10 minutos. Tomar três vezes ao dia, depois das refeições.

• Uso Tópico:
- Decocção: 30 g/l e ferver durante dez minutos. Aplicar sob a forma de gargarejos, compressas ou banhos oculares.
- Óleo Essencial: em solução aquosa ou oleosa.

Referências Bibliográficas:
• PR VADEMECUM DE PRECRIPCIÓN DE PLANTAS MEDICINALES. 3ª
edição. 1998.

• SOARES, A. D. Dicionário de Medicamentos Homeopáticos. 1ª edição. Santos
Livraria Editora. 2000.

• Segredos e Virtudes das Plantas Medicinais. Reader’s Digest do Brasil. 1ª edição.
1999.

• PDR for Herbal Medicines. 1st editon. Medical Economics. 1998.

• MORGAN, R. Enciclopédia das Ervas e Plantas Medicinais, 8ª edição, 1997.

• VOLAK, J.; STODOLA, J. Plantas Medicinais, 1ª edição, 1990.

Um comentário:

felder disse...

Alô Marco:
Procurando em livros sobre a cura da Leucemia deparei-me com um (Artigo) comentario sobre a cura com o Geranio Robertianum, Queria saber se isto ja foi pesquisado, tenho um amigo que esta com Leucemia e esta tentando de tudo para se curar.
Gostaria de saber se e possivel?
Aonde posso adquirir sementes deste Geranio, ou maiores informações.
Atenciosamente:
Raimundo Felder
Rural Linha São José s/n
Cep;89650 000 Treze Tilias
Santa Catarina

gradeceria uma resposta
Comentario lido no livrete plantas medicinais Irmão cirilo ver Leucemia (grafit Grafica e Editora LTDA) 46 524-5998