Pesquisa de Dicas e Ervas

Olá Amigos e Amigas, Bem vindo!!!

Blog desenvolvido para ajudar as pessoas a encontrarem a melhor erva para o seu problema de saúde.

As informações deste blog não pretendem substituir o médico e sim dar um alívio mais imediato ao paciente, evitar consultas por males insignificantes, diminuindo os gastos sociais e deixar os serviços médicos para os casos mais importantes. Serve também para orientar pacientes em locais carentes

Aproveite esta oportunidade e compartilhe com seus amigos.

terça-feira, 3 de março de 2009

Andiroba Semente


Trata-se de uma planta de caule e ramos finos, sulcado-angulosos, pubescentes ou tomentosos, assim como os cirros e os pecíolos. As folhas são suborbiculares ou ovadas, tri ou penta-lobadas, profundamente emarginadas na base, membranosas, pubescentes ou tomentosas nas duas páginas e glanduloso-pontuadas na página inferior. As flores são pequenas, amarelas, sendo que as femininas têm nectário de 20 pequenas glândulas na base das pétalas. O fruto é um pepônio globoso, tri-locular, obscuramente, ferrugíneo-tomentoso, escuro, no qual contém as sementes, descritas na Pharmacopeia dos Estados Unidos do Brasil 1ª edição (1926) e conhecida como Nhandiroba, sendo orbiculares, achatadas, recobertas por um espermoderma crustáceo, pouco espesso, formado de três camadas distintas: a externa é de cor camurça, delgada, finamente esponjosa, fácil de destruir-se pelo atrito. A camada média é dura, quebradiça, parda escura, bastante verrucosa e guarnecida nas margens da semente de duas ordens de cristas bastante salientes, as quais dão à semente uma vaga semelhança com uma roda denteada. O esperdosperma recobre dois cotilédones plano-convexos, amarelo-claros, oleosos, runidos por uma radícula curta e afilada. As sementes são inodoras e apresentam um sabor oleoso um tanto amargo e desagradável.

Nome Científico: Fevilllea trilobata L. Sinonímia: Fevillea cordifolia Vell.; Fevillea marcgravii Guib.; Fevillea triangularis Roem.; Hypanthera guapeva Manso.

Nome Popular: Andiroba (não confundir este nome popular com a espécie Carapa guianensis Aubl., ver literatura Óleo de Andiroba), Nhandiroba, Fava de Santo Ignácio do Brasil (não confundir com a espécie Strychnos ignatii L.), também conhecida como Fava de Santo Inácio), Cipó de Jaboty, Guapeva, Fava de Santo Inácio Falsa, Cipó de Cabaça, Cipó de Cobra, Cipó de Jabotá, Gendiroba, Guapeba, Jabota e Pacapiá, em português.

Família Botânica: Curcubitaceae.

Parte Utilizada: Semente.

Princípios Ativos: A análise das sementes de Andiroba, obteve-se um óleo branco-amarelado, de sabor amargo e cheiro desagradável, constituído principalmente de fevilestearina, uma substância gordurosa idêntica à estearina, um ácido resinoso e um princípio amargo denominado de fevilina.


Indicações e Ações Farmacológicas: Há muito tempo esta espécie é considerada como um antídoto eficaz contra envenenamentos pela mandioca, pela cicuta ou pelo Sumagre Rhus toxicodendron L. As sementes da Fevillea trilobata L. são reputadas como febrífugas, tônicas, estomáquicas, eméticas e emenagogas, úteis no tratamento da icterícia e nas afecções hepáticas, também sendo aproveitada na veterinária, especialmente contra a peste dos bovinos.

Toxicidade/Contra-indicações: Não há referências nas literaturas consultadas.

Dosagem e Modo de Usar: A Pharmacopeia dos Estados Unidos do Brasil 1ª edição (1926) cita como emprego oficinal a Tintura de Nhandiroba, apresentando a característica de um líquido pardo claro, sem cheiro especial e de sabor um tanto amargo.

Referências Bibliográficas:
• ALBINO, R. Pharmacopeia dos Estados Unidos do Brasil. 1ª edição. 1926.

• CORRÊA, M. P. Dicionário das Plantas Úteis do Brasil. IBDF. 1984.

2 comentários:

Blogger do Mestry disse...

Recentemente na Região de Pernanbuco, e Paraiba ( Campina Grande ) universidades, pesquisaram uma ação da ANDIROBA associada ao mamão, e a babosa , para uso topico.
E aconteceram exelentes resultados nos casos psiorise, e outrasdermatites de conato alergicas etc
Cpoiem ai esta pesquisa, que se não me engano é da universidade de Campina Grande ,
O produto é vendido em Frascos, e em embalagem (familia) 1 litro em pacotes , o que barateia o custo .
E parabens pelo Blog!
Sou divulgador Voluntario, e aleatorio desta mega pagina
um abraço de mestry !
mestrybadahra@ig.com.br
Vitoria ES

Unknown disse...

A andiroba roxa cura cinomose?