Pesquisa personalizada

Olá Amigos e Amigas, Bem vindo!!!

A idéia deste Blog é com o intuito de fornecer informações sobre Ervas e Insumos em geral.

Através de um estudo arduo e minuncioso, conseguimos trazer para vocês informações sobre cada Erva para auxilio de estudo e orientação quanto ao uso.

Vale salientar que todas as Ervas publicadas neste Blog são de fontes verdadeiras. Essas são encontradas sempre ao final de cada texto.

Espero que este Blog seja útil para todos vocês e se possível divulguem para que possamos trocar idéias a respeito dessas maravilhas que a Natureza nos oferece de graça.

Voltem sempre, pois estaremos semanalmente atualizando este Blog com outras Ervas.

Para encontrar a sua erva preferida, clique nas datas ao lado e boa leitura!!!

Abraços,

segunda-feira, 23 de março de 2009

Gracilaria

O gênero Gracilaria apresenta um número muito amplo de espécies, acima de 100, onde dentre estas destacamos a espécie Gracilaria confervoides L. Greville, citada nas edições das Farmacopéias Brasileiras como uma das espécies pela qual pode ser extraído o Agar Agar, o qual é processado um método de purificação da mucilagem (ver literatura do Agar Agar).
Este gênero é caracterizado por algas vermelhas filiformes, formadas de cordões cilíndricos de cor vermelho-alaranjada podendo alcançar de 30 a 50 centímetros de comprimento.
A cor e a textura firme dos seus filamentos são adaptáveis a numerosas utilizações alimentares, sendo que são ricas em fibras, proteínas, vitaminas e sais minerais.
Os asiáticos consomem Gracilarias frescas (ogonori) em saladas, secas ou como geléias produzidas a partir de folhas reduzidas a pó.

Nome Científico: Gracilaria confervoides L. Greville

Nome Popular: Gracilaria, no Brasil.

Família Botânica: Gracilariaceae.

Parte Utilizada: Alga.

Princípios Ativos: Macroelementos: cálcio, fósforo; Microelementos: cádmio, chumbo, mercúrio, estrôncio, cromo, níquel, cobalto, cobre, ferro e iodo; Aminoácidos Essenciais: arginina, histidina, isoleucina, leucina, licina, metionina, fenilalanina, treonina, valina e alanina; Vitaminas: A, B1, B2, C, B12 e ácido fólico; Mucilagens: agarose e agaropectina.

Indicações e Ação Farmacológica: Como já foi dito a partir da Gracilaria é extraído por meio de purificação de suas mucilagens o Agar Agar, o qual é utilizado na indústria farmacêutica e alimentícia, constituindo a maior utilização da Gracilaria (ver a literatura sobre o Agar Agar).
Não só a Gracilaria, a qual é uma alga vermelha, mas outras algas marinhas como as azuis, verdes e marrons também são utilizadas em cosméticos. Extratos denominados OMG (origem marinha/gelificados) são extraídos de algas vermelhas e marrons, como Fucus, sendo as propriedades promovidas pelas mucilagens, vitaminas, aminoácidos e sais minerais contidos nas algas. As propriedades que não somente são devidas à Gracilaria seguem:

• Efeito Hidratante: Uma hidratação praticamente imediata é perceptível após a aplicação do produto. A pele se torna mais macia e aveludada e, após algumas aplicações, rugas e marcas de expressão são menos evidentes. Uma pele mais lisa, com aspecto mais jovem e sadio, pode ser observada ao fim de uma vintena de dias de aplicação de extratos OMG.
O efeito hidratante é tão intenso que reduz os sintomas do excesso de exposição ao sol, tais como a vermelhidão e a formação de bolhas.

• Efeito Protetor: Irritações superficiais, tais como as causadas pelo barbear e pela depilação, e as reações cutâneas causadas por poluição ambiental ou condições climáticas adversas, são efetivamente controladas pelos extratos OMG. Irritação e vermelhidão desaparecem, restituindo à pele aspecto normal.

• Efeito Queratolítico: O efeito hidratante extremamente elevado dos extratos de OMG permite o amaciamento gradual da pele, fazendo com que as calosidades desapareçam naturalmente ao fim de vinte a trinta dias de uso, sem que disto resulte qualquer irritação cutânea. Tal efeito é mais claramente observado sobre a pele das palmas da mão, dos pés e dos cotovelos.

• Efeito sobre os Cabelos: A substantividade dos poligalactosídeos de algas marinhas com relação ao cabelo foi demonstrada por Goldenberg (Drug and Cosmetic Industry, 40, abril 1984), e estudos nacionais evidenciaram o pronunciado efeito protetor e hidratante dos extratos de OMG sobre os fios de cabelo. Detal efeito resultam um aumento da resistência dos fios, maior brilho e maciez, e menor carga estática, permitindo o penteado melhor e mais estável.

Toxicidade/Contra-indicações: Não foi encontrado nada específico quanto à toxicidade da Gracilária, mas sim quanto ao uso do Agar Agar em formas farmacêuticas (ver literatura do Agar Agar).

Dosagem/Modo de Usar: Não foi encontrado nada específico com relação à Gracilaria.


Referências Bibliográficas:

• CEVA-IFREMER (França);
• Revista Cosmetics &Toiletries (Edição em Português), 31, set./out. 1990.
• FARMACOPÉIA BRASILEIRA. 3ª edição. 1977.

Um comentário:

Fred Teixeira disse...

Sou Produtor de Gracilárea no Ceará.
O Kilo desidratado custa R$ 35,00 + Frete - Correios.
O volume de 1Kg de Alga é equivalente uma caixa de Leite fechada com 12 unidades, que se compra nos Supermercados.
Para fazer o Agar - Gel Hidratante ou Gelatina, favor retornar por email para: fred-teixeira@hotmail.com
85-8748 6833 - Fortaleza - Ce